Comandante
Ao ser nomeado para o cargo de comandante do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado, o Coronel de Infantaria ITALO MAINIERI JUNIOR estava em Missão no Exterior na República Argentina.
Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2018.
Nascido em 21 de dezembro de 1972, em Porto Alegre/RS, é filho de ITALO MAINIERI e de MARILENA CARVALHO MAINIERI.
Oriundo do Colégio Militar de Porto Alegre, incorporou às fileiras do Exército em 22 de fevereiro de 1988 na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas/SP.
Foi declarado Aspirante-a-Oficial em 3 de dezembro de 1994, ao concluir o Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sendo classificado no 18º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Porto Alegre/RS, onde desempenhou a função de Comandante de Pelotão e de Companhia de Fuzileiros.
Como Oficial Subalterno, foi Comandante de Pelotão de Fuzileiros de Selva e Chefe das Seções de Pessoal e de Inteligência da 3ª/54º Batalhão de Infantaria de Selva, em Porto Velho/RO, e Instrutor do Curso de Infantaria do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre, onde foi promovido ao posto de Capitão.
Classificado no 35º Batalhão de Infantaria, em Feira de Santana/BA, após a conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais de Infantaria da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), em 2002, foi Comandante de Companhia de Fuzileiros e de Companhia de Comando e Apoio.
Ainda como Oficial Intermediário, foi novamente Instrutor do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre e Comandante da 1ª Companhia de Guardas, em Porto Alegre/RS, onde foi promovido ao posto de Major.
Concluiu o Curso de Comando e Estado-Maior da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), em 2012, sendo classificado no Comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, em Marabá/PA, onde desempenhou a função de Oficial de Comunicação Social daquela Grande Unidade.
Como Oficial de Estado-Maior, foi ainda Oficial de Operações da Missão das Nações Unidas na Libéria (UNMIL), em 2014, onde foi promovido ao posto de Tenente-coronel, e Oficial de Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília/DF, em 2015 e 2016.
No Brasil, além dos cursos de Formação, Aperfeiçoamento e Altos Estudos Militares, concluiu com aproveitamento os seguintes cursos e estágios: Operações na Selva - Categoria B, do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Manaus/AM); Psicotécnica Militar, do Centro de Estudos de Pessoal (Rio de Janeiro/RJ); Avançado de Inteligência, da Escola de Inteligência Militar do Exército (Brasília/DF); Noções sobre o Fenômeno do Terrorismo, da Escola de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Brasília/DF); Adaptação e Operações na Caatinga, do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (Petrolina/PE); Comunicação Social para Oficiais do QEMA, do Centro de Comunicação Social do Exército (Brasília/DF) e Preparação para Missões de Paz, do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (Rio de Janeiro/RJ).
No Exterior, concluiu o Curso de Oficial de Estado-Maior das Nações Unidas, conduzido pelo Serviço Integrado de Treinamento do Departamento de Operações de Manutenção da Paz juntamente com a Escola Nacional de Operações de Paz do Uruguai, em Montevidéu, e o Curso de Especialização em Análise de Inteligência Estratégica do Instituto de Inteligência das Forças Armadas argentinas, em Buenos Aires.
É Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Especialista em Inteligência de Segurança pela Universidade do Sul de Santa Catarina.
Foi condecorado com a Ordem do Mérito Militar (Grau "Cavaleiro"), a Medalha Militar de Ouro, a Medalha Corpo de Tropa, a Medalha do Pacificador, a Medalha do Serviço Amazônico, a Medalha Marechal Osório - o "Legendário" e a Medalha das Nações Unidas (UNMIL), além de possuir o Distintivo de Comando Prateado.
É casado com a senhora ANDRÉIA CARVALHO MAINIERI e possui 02 (dois) filhos: LUCA e PIETRO.
Redes Sociais